domingo, 20 de janeiro de 2013

BEM ESTAR - Dúvida: Posso malhar menstruada?


Vai chegando aquela época do mês que tanto incomoda as mulheres: a menstruação, e para a maior parte delas, vem junto as dores nas pernas, nas costas, dor de cabeça, nervosismo, além da cólica.
A menstruação é algo que não apenas incomoda, como tira as mulheres da sua rotina, por menor que sejam os sintomas. E isso inclui também as atividades físicas, que muitas vezes acabam ficando de lado.

Mas a pergunta é: pode fazer atividade física durante a menstruação?
Sim. Geralmente, não há contraindicações. Mas vamos esclarecer alguns pontos antes de chegarmos a uma conclusão.
  • A mulher fica sensível: Não somente no sentido emocional, mas o corpo está bem mais sensível à dores e cansaço. Ela se sente mais fadigada, com menos ânimo e vontade de se movimentar muito.
  • Dores: Tudo dói. As pernas, braços, costas, barriga… Todas as partes do corpo dão alguma pista de que a mulher está naqueles dias.
  • Anticoncepcionais: Se eles são usados, melhor! Pois tanto o fluxo quanto os sintomas diminuem, além de não haver grande oscilação nos níveis de hormônio.
  • O corpo reclama: Não é sempre, nem com todas mulheres, mas o corpo pede para descansar e guardar energia para o que está acontecendo lá dentro.

Exercícios durante a menstruação

Levando em conta todos esses fatores, e sabendo que podemos, sim, nos exercitar durante o período de fluxo, o que fazer?
Durante esse tempo, nós nos sentimos mais cansadas e sem ânimo, sem a miníma vontade de ir à academia. É importante não ficar parada. Se a vontade for miníma, faça treinos mais leves, como caminhada, pilates, ioga ou alongamento. Se não, pode continuar no seu ritmo normal, sem problemas. Fique atenta apenas ao fluxo, se ele for muito intenso, reduza a carga e intensidade de exercícios nos membros inferiores, como agachamento e afundo.
Aeróbico ou musculação, posso fazer os dois? Sim. Você pode fazer qualquer uma dessas atividades nesse período, no entanto, como a nossa capacidade muscular e pulmonar está menor, é preciso deixar os treinos mais leves, respeitando o corpo e as alterações hormonais típicas das mulheres. A oscilação dos níveis de hormônio (principalmente a progesterona, o FSH e o LH) causadas pelo ciclo menstrual pode influenciar na realização dos exercícios e no desempenho, com exceção das mulheres que tomam anticoncepcionais.
Então, respeite seu nível de condicionamento e os sintomas que está sentindo, mas não fique parada. Um dos princípios do treinamento é a continuidade, e a evolução torna-se muito difícil caso o treino seja interrompido por uma semana no mês. Fuja do desânimo. A prática de exercícios físicos nesse período, sempre respeitando suas condições, pode ajudar nos sintomas da menstruação.
Os exercícios aliviam as cólicas e dores. A atividade física aumenta a frequência cardíaca, elevando a temperatura corporal e favorecendo uma vasodilatação, que resulta na melhora da irrigação dos tecidos. Além disso, há produção de substâncias como noradrenalina, adrenalina e endorfinas que funcionam como verdadeiros analgésicos naturais, resultando a diminuição da dor.
Nesse período tão complicado, não renda-se à temida menstruação e faça o que lhe proporciona mais prazer. 
Só não deixe de se mexer!!!
Bjinhos... ;)


Nenhum comentário:

Postar um comentário